“Uma Verdade Inconveniente”: Mudanças climáticas e saúde serão debatidas no próximo MedCine

05 de julho de 2021 - , , ,

A próxima edição do MedCine Virtual será no dia 14 de julho, de 19h às 21h. O debate será sobre o documentário Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, EUA, 2006). O filme não será exibido, sendo recomendado que se assista anteriormente ao evento. O documentário está disponível em plataformas virtuais (no YouTube, para aluguel e compra; e no Now).

A situação ambiental do planeta é o tema central do documentário e do debate no MedCine, incluindo as possíveis conexões com a saúde e as pandemias. O aquecimento global, suas causas, implicações e a necessidade de ação são eixos abordados. A obra recebeu o Oscar de Melhor Documentário em 2007.

O evento será transmitido ao vivo no YouTube pelo canal do MedCine, sem necessidade de inscrição.

Irão participar dos debates representante de estudantes que participam da Estação Ecológica UFMG; o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Marcus Vinicius Polignano; o professor do Departamento de Clínica Médica, Unaí Tupinambás; e o professor do Departamento de Psicologia da UFMG, André Luiz Freitas Dias.

O título refere-se aos setores que negam o aquecimento global, agenciando pesquisadores e publicações, recordando ainda estratégias semelhantes de descrédito às pesquisas pioneiras sobre tabagismo e adoecimento, nos anos 1950. Pela militância ecológica que inclui a apresentação deste filme, Al Gore recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2007, junto com o Painel sobre Mudanças Climáticas, da ONU.

Uma Verdade Inconveniente

Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth, EUA, 2006) é um documentário dirigido por Davis Guggenheim, com roteiro e apresentação de Al Gore. Tem duração de 1 hora e 37 minutos. A obra recebeu dois prêmios Oscar em 2007: Melhor Documentário e Melhor Música Original – “I Need To Wake Up”, de Melissa Etheridge.

MedCine

O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG e da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas da UFMG (LaHum).

Antes da pandemia, as sessões do MedCine eram realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. Devido às medidas de distanciamento social, os eventos estão sendo realizados de forma remota e com transmissão do debate pelo Youtube.