Faculdade celebra convênio de intercâmbio com a Sorbonne Université, da França

O convênio contempla quatro vagas e para o segundo semestre estão abertas inscrições para seleção de dois estudantes para o Estágio Opcional em Sorbonne

31 de janeiro de 2024 - ,

Hospital Pitié-Salpêtrière. Foto: Mbzt/CC BY-SA 3.0

A Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Centro de Relações Internacionais (Crinter), assinou um convênio de intercâmbio com a Sorbonne Université. O convênio irá contemplar quatro vagas para estudantes de graduação nas mais diversas especialidades médicas e começará a valer a partir deste ano. Poderão ser contemplados alunos do último ano em Medicina.

Para o segundo semestre, o Crinter está recebendo inscrições para seleção de dois estudantes de graduação em Medicina, para a realização de Estágio Opcional Obrigatório em alguns hospitais associados à Sorbonne Université (SU), Paris, França. As inscrições acontecem do dia 05 de fevereiro a 03 de março de 2024. A seleção, a ser contemplada pelo atual edital é válida para 2024/02 (a priori de 30 de setembro a 12 de dezembro de 2024, em datas conforme calendário acadêmico da Universidade de Sorbonne).

Poderão se inscrever estudantes que, na data do estágio, estiverem no último ano do curso de Medicina da UFMG (6º ano) e que ainda não tenham cursado a disciplina de Estágio Opcional Obrigatório. Os candidatos selecionados irão atuar no Hospital designado pela SU de acordo com a escolha da especialidade.

Para se inscrever, o aluno deverá enviar a documentação especificada no edital para o e-mail crinter@medicina.ufmg.br com o assunto: INSCRIÇÃO SORBONNE 2024.

A diretora da Faculdade, Alamanda Kfoury, reforça que o intercâmbio é uma “oportunidade para nossos estudantes vivenciarem outras culturas, outras realidades sociais e de saúde, criarem novos vínculos, expandirem conhecimentos e ampliarem seus horizontes para além das competências técnicas”. Ela ainda ressalta que essa parceria disponibiliza hospitais de ponta e acesso a uma tradicional universidade europeia para os estudantes.

As ofertas de estágio serão realizadas em francês (todas as áreas) e inglês (algumas áreas). A proficiência em inglês e francês serão exigidas para o processo de candidatura.

O Crinter avalia que o acréscimo da Sorbonne ao leque de convênios da Faculdade de Medicina é um importante feito, uma vez que a universidade é uma das mais antigas e respeitadas do mundo e amplia as escolhas dos alunos na hora do Estágio Optativo. A celebração do contrato ocorreu no dia 31 de agosto de 2023.

A unidade agora integra a rede de parceiros dos franceses e os estudantes poderão desfrutar dos estágios em qualquer hospital da Rede Paris VI, como o Pitié-Salpétrière.

As áreas de atuação são:

• Para estudantes com fluência em inglês (nível europeu B2): Bacteriologia, Cardiologia, Tireoide e Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Unidade de Endoscopia Digestiva, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Gastroenterologia Hepática, Hepatologia, Doenças Infecciosas, Medicina Interna, Neonatologia, Neuro-Oncologia, Oncologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pediatria: Ortopedia Cirurgia, Pediatria: Nefrologia, Psiquiatria Adultos, Radiologia, Unidade de Ressuscitação de Cirurgia Cardíaca, Ressuscitação/Anestesia, Reumatologia e Urologia.
  • Para estudantes com fluência em francês (nível europeu B2): Dependências, Anatomia Patológica, Anestesiologia, Centro de Dor, Cirurgia de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Reconstrutiva de Queimaduras, Cirurgia Digestiva e Visceral, Cirurgia Maxilofacial, Cirurgia Torácica, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Diabetologia, Endocrinologia e Metabolismo, Endocrinologia da Tireóide, Geriatria, Ortopedia Geriátrica, Ambulatório Geriatria, Neurologia Geriátrica e Cardiologia, Ginecologia, Hematologia, Gastroenterologia, Medicina Nuclear, Medicina Metabólica, Nefrologia, Nutrição, Neurologia, Neurologia: emergência cerebral e vascular, Neurologia e reabilitação, Transplante Renal, Otorrinolaringologia, Parasitologia- Micologia, Pediatria: Cirurgia Visceral, Pediatria: Hematologia, Pediatria: Neurologia, Pediatria: Pneumologia, Pediatria: Radiologia, Pediatria: Reabilitação, Pediatria: Nutrição e HGE, Pediatria: Unidade de Emergência, Psiquiatria Infantil, Neurorradiologia, Radioterapia e Oncologia, Unidade de Ressuscitação, Ressuscitação Neurocirúrgica, Reabilitação: Neurologia/Urologia, Reabilitação: Neurologia/Ortopedia, Urgência, Virologia.