Belo Horizonte é referência em telessaúde


11 de dezembro de 2009


* Atualizada em 22/12/09
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Maria do Carmo Barros e Sibele Ferreira: parcerias para levar novas tecnologias até a atenção em saúde  Foto: SMSA

 

O registro das informações dos pacientes por meio de um prontuário eletrônico que permite o acompanhamento dos casos com maior agilidade.

O novo sistema de informação já está em funcionamento em 85% das unidades básicas de saúde de Belo Horizonte. Os outros 15% devem receber a tecnologia até o final do primeiro semestre de 2010.

Esse é apenas um dos avanços da área de Telessaúde implementados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A capital mineira é pioneira em ações de Telessaúde no Brasil, por meio do projeto @Lis, que envolve parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria Municipal.

Com o projeto, Belo Horizonte inspirou o Ministério da Saúde no desenvolvimento do Programa Nacional de Telessaúde.

Ao participar do IV Congresso Brasileiro de Telessaúde e Telemedicina, a gerente de Tecnologia e Informação em Saúde da SMSA, Sibele Maria Gonçalves Ferreira, falou sobre a “Construção de projetos de Telessaúde no município de Belo Horizonte”.

Sibele destacou a importância da adaptação dos profissionais de saúde às novas ferramentas tecnológicas, como a teleconsultoria, as videoconferências, a tele-urgência e a educação continuada.

A teleconsultoria permite dar o laudo de eletrocardiogramas gerados digitalmente. A teleconsultoria auxilia os médicos generalistas no desenvolvimento de tratamentos para doenças diagnosticadas e tratadas por especialistas.

Ainda segundo Sibele Ferreira, esse meio ainda está passando por adaptação com os médicos das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “Essa é uma ferramenta muito potente que reforçará a atenção primária, possibilitando um resultado instantâneo ao paciente e qualificando o encaminhamento do paciente”, disse.

A teleconsultoria conta com 22 especialidades médicas e 10 especialidades em teleconsultoria na área de saúde bucal. A videoconferência, segundo Sibele, é uma tecnologia que tem grande adesão dentro da SMSA.

“Durante o surto de H1N1, tivemos uma adesão de 90 unidades básicas de saúde à videoconferência para saber as devidas providências na prevenção e como atuar contra a epidemia”, exemplifica a gerente.

A meta do SUS-BH, segundo Sibele, é desenvolver e aprimorar essas tecnologias que, conjugadas ao atendimento convencional, vão qualificar a atenção aos pacientes.


Mais informações: www.telessaude2009.com.br ou (31) 3409 9636 e (31) 3409 9939.

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Redação: Gerência de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte