Rubéola  

É umadoença exantemática causada por vírus, que é motivo de preocupação apenas quando é passada da mãe para o feto, pois pode prejudicar funções importantes como a visão e a atividade cerebral. Acomete mais frequentemente crianças maiores e adolescentes, mas, atualmente, é pouco comum graças à vacinação. Quando presente, pode ser considerada uma doença benigna.  

A transmissão ocorre através da inalação de gotas microscópicas de saliva contendo o vírus, chamadas perdigotos. A doença inicia com ínguas (linfadenopatias) atrás da orelha e no pescoço, falta de apetite e fraqueza, podendo apresentar  febre baixa. Dois a três dias após, aparecem manchas róseas (exantema) inicialmente no rosto  que vão se espalhando pelo corpo. Após uma a duas semanas, a doença se resolve espontaneamente. Quase metade das infecções não apresentam sintomas.   

O contágio ocorre até uma semana depois do início dos sintomas. Portanto, é recomendado o afastamento nesse período. 

O tratamento é feito apenas com medicamentos sintomáticos, principalmente para febre. É importante evitar o contato do paciente com grávidas, e caso ele ocorra o médico deve ser avisado para fazer as orientações necessárias. A rubéola apresenta vacina fornecida pelo Sistema Único de Saúde.