Alta Estatura

Alta estatura é definida como a altura acima do limite superior para idade e sexo observado na caderneta da criança e do adolescente , como ilustrado no gráfico a seguir. Na maioria absoluta dos casos, o fato de a criança ser alta é devido a fatores genéticos, ou seja, seus pais também são altos. Para avaliar o crescimento das crianças, são utilizadas as curvas de crescimento, disponíveis na Caderneta da Criança que avaliam se o padrão de crescimento da criança está compatível com outras de mesmo sexo e idade, e verificar se o crescimento está de acordo com o padrão de estatura da família.

No entanto, em alguns casos raros, a alta estatura pode ser causada por doenças, tais como doenças nos ossos, doenças genéticas ou causas hormonais (puberdade precoce, hipertireoidismo, gigantismo). O maior indício de que a criança apresenta alta estatura devido a uma doença, é a mudança na velocidade de crescimento, definida como a quantidade, em centímetros, que uma criança deve crescer em determinado período e expresso em centímetros por ano. Caso ocorra essa mudança, a criança deve ser avaliada para excluir doenças de base.  

Referências: 

CRESCIMENTO. **Portal da Sociedade Brasileira de Pediatria**, 2021. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/crescimento/>. Acesso em: 30 mar 2021.