Caderneta de Saúde da Criança

Toda criança nascida em maternidade pública ou privada no Brasil tem direito a receber gratuitamente a Caderneta de Saúde da Criança que deve ser devidamente preenchida e orientada pelo profissional de saúde na alta hospitalar. É um documento importante para acompanhar a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança do nascimento até os 10 anos de idade.

A primeira parte da Caderneta é muito relevante para os cuidadores. Contém informações e orientações sobre saúde, direitos da criança e dos pais, registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de violências e acidentes, entre outros.

A segunda parte é destinada aos profissionais de saúde. Esse documento deve sempre ser levado aos atendimentos de saúde (consultas médicas, de enfermagem ou odontológicas, campanhas de vacinação, grupos de puericultura, etc.). Por meio dele, o profissional analisa todos os acontecimentos relevantes desde o nascimento da criança. Além disso, com a caderneta em mãos, é possível atualizar os achados da consulta, como peso e altura, e verificar se a vacinação está em dia.

Para saber mais, acesse: