Paladar na Infância

O processo de construção dos hábitos alimentares na infância é frequentemente um motivo de preocupação de cuidadores e pediatras, devido a sua importância para o crescimento e desenvolvimento da criança. 

Sabe-se que esses hábitos são influenciados pela cultura, pelas condições socioeconômicas e também pela própria experiência e relação da criança com os alimentos. Por esse motivo, o processo de aprendizagem alimentar deve ser conduzido com paciência pelos responsáveis.

O período de desenvolvimento do paladar costuma iniciar-se entre o primeiro e o segundo ano de vida, quando a criança começa a compreender melhor sabores e consistências, tornando-se capaz de definir o que gosta de comer e o que não gosta. É aqui que ela pode tornar-se apreensiva sobre experimentar novos alimentos e começar a recusá-los (seletividade alimentar), provocando grande frustração em seus cuidadores.

Nesse momento, é importante que os responsáveis estimulem a criança a pelo menos experimentar o lhe foi oferecido sem, contudo, obrigá-la a ingerir tudo. A alimentação forçada pode tornar a experiência com novos alimentos algo ruim e prejudicar o processo de construção dos hábitos alimentares. Também não é recomendado apenas substituir a comida recusada por outro item de preferência da criança ou limitar-se a oferecer somente o que ela gosta de comer. Mesmo recusados uma vez, os alimentos devem ser oferecidos novamente após alguns dias e em modos de preparo diversos, até que a criança habitue-se a eles.

Referências:
KLIEGMAN, R. M. et al. Nelson Tratado de Pediatria. Elsevier Health Sciences, 2020.
APARÍCIO, Graça. Ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis na infância. Millenium -Journal of Education, Technologies, and Health, n. 38, p. 283-298, 2016.