Anafilaxia

A anafilaxia é uma reação alérgica grave, de início rápido e bastante perigosa. Ela é basicamente uma resposta exagerada do corpo a um fator irritante (que pode ser um alimento, um medicamento e até mesmo a picada de um inseto).

O início dos sintomas pode variar dependendo da forma como ocorreu a exposição a esse fator irritante. Em casos de substâncias injetadas (por picada de animais ou agulhas), por exemplo, a reação é quase imediata. Já nos casos de substâncias que foram ingeridas (alimentos ou medicação por via oral) os sinais e sintomas podem demorar de 2 a 30 minutos até aparecerem.

É considerada uma emergência médica, ou seja, requer atendimento médico imediato. Por essa razão, sempre que a criança for exposta a uma substância a qual nunca teve contato anterior, é importante manter-se atento aos sinais e sintomas: coceira, inchaço, rubor, dificuldade respiratória, rouquidão, chieira no peito, tosse, náuseas e vômitos. Em quadros mais graves é possível que ocorra também queda na pressão arterial e desmaios. 

Referências: 

KLIEGMAN, R. M. et al. **Nelson Tratado de Pediatria**. Elsevier Health Sciences, 2020.

AIRES R. T. Anafilaxia na sala de emergência. **Revista de Pediatria** SOPERJ. 2017;17(supl 1)(1):12-21. Disponível em: http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1031#:~:text=A%20anafilaxia%20%C3%A9%20uma%20emerg%C3%AAncia,(face%20externa%20da%20coxa).