Baixo Ganho de Peso (peso inadequado)

O crescimento é o melhor indicador da nutrição e da saúde da criança. Um estado nutricional adequado decorre da interação de três fatores: a alimentação, as necessidades energéticas da criança e o aproveitamento dos alimentos pelo seu organismo. A criança cresce, ganha peso e altura, ao mesmo tempo em que se desenvolve. Por isso, a melhor maneira de ver se a criança está crescendo bem é acompanhando o seu peso e a sua altura ao longo do tempo.


Para essa avaliação, existem as curvas de crescimento na Caderneta da Criança, que avaliam por meio de gráficos o estado nutricional de crianças e adolescentes, monitorando o processo de crescimento em cada fase da vida. Uma criança com o peso adequado e que, rapidamente, começa a cair de posição no gráfico de peso x altura, pode estar em processo de desnutrição, como pode também estar com alguma doença ou mesmo comendo inadequadamente. A curva do gráfico deve sempre ser uma linha regular, ascendente e que está dentro das marcações que indicam normalidade, parecida com a linha azul no gráfico ilustrado abaixo.


O Índice de Massa Corporal (IMC), também é um valor utilizado na análise do crescimento da criança. O valor encontrado é aplicado em uma curva de IMC x idade, assim como é feito com o peso.


É importante que haja uma investigação adequada para que a causa do baixo peso seja identificada, pois podemos encontrar fatores ambientais, genéticos, e metabólicos desencadeantes. O processo de perda de peso nas crianças pode acontecer de modo rápido, mas também pode ser revertido em curto período de tempo, se as condições forem favoráveis. Uma boa alimentação, assim como a prevenção de doenças por meio das vacinas e
boa higiene são importantes para manter o adequado crescimento da criança. Ainda, é importante verificar em cada consulta se o profissional de saúde anotou o peso e a altura nos gráficos. Vale lembrar que bebês com baixo peso ao nascer (menos de 2.500g) precisam de maiores cuidados e devem ter seu crescimento acompanhado com maior frequência.

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta da criança menino – passaporte para a cidadania. 2ª edição. Brasília DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-
content/uploads/2020/09/caderneta_crianca_menino_2ed.pdf>. Acesso em 23 mar 2021.