Balanopostite

A balanopostite é uma inflamação que compromete o prepúcio e a glande peniana (vide fotografia). Pode ser classificada em causa infecciosa, irritante ou traumática. Apesar de poder acometer homens de todas as idades, ocorre frequentemente em crianças entre dois e cinco anos.

Os sinais e sintomas comuns em pacientes com balanopostite incluem dor, coceira, inchaço e vermelhidão na região do prepúcio, presença de secreção peniana e desconforto ao urinar. Em bebês, a inflamação peniana pode ser a causa do choro excessivo.

É facilmente tratável e raramente pode ocasionar obstrução ao fluxo de urina, necessitando de sondagem vesical e avaliação da cirurgia.

Independentemente da causa, o tratamento adequado da balanopostite requer a instituição de cuidados locais que irão reduzir a inflamação e ajudar a prevenir ocorrências futuras. Dentre essas medidas gerais deve-se realizar banhos de assento, evitar agentes irritantes e reforçar a higienização adequada do prepúcio. Deve-se ressaltar que o tratamento adequado depende do diagnóstico correto.