Caxumba (Parotidite)

É uma doença viral transmitida pelo contato com saliva ou secreções do trato respiratório do doente e caracterizada pelo aumento das glândulas produtoras de saliva. Também é chamada de parotidite. É mais frequente entre cinco e 18 anos. A vacinação (tríplice viral) reduz significativamente o surgimento da doença.

O diagnóstico é baseado nos sintomas e em dados como a idade do paciente, a ausência de vacinação prévia e o contato com portadores da doença. O sintoma mais comum é a inflamação da glândula parótida – glândula produtora de saliva localizada à frente das orelhas –, podendo ser acompanhada de febre, dor de cabeça, mal-estar, dor muscular e nas articulações. Após alguns dias, a glândula do outro lado costuma aumentar de tamanho também. Geralmente a criança queixa-se de “dor no ouvido”, que piora com a ingestão de alimentos ácidos e pela sensação de secura na boca.

Em alguns casos, pode haver acometimento de outras glândulas salivares. A infecção pode acometer outros órgãos, como o cérebro, os testículos, o pâncreas, as articulações, o coração, etc. Algumas complicações raras da caxumba são surdez, tonteira, vômitos, paralisia facial e infertilidade. O paciente deve ser observado por um médico para que sejam descartadas outras doenças que causam sintomas parecidos.