Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica e recorrente, que deixa a pele seca e muitas vezes inflamada. A coceira é o principal sintoma.

Surge, geralmente, nos primeiros anos de vida e afeta com maior frequência crianças cujos pais têm asma, rinite ou mesmo dermatite atópica. Além disto, algumas crianças podem ter esse quando associado ao de outras doenças alérgicas, como asma, rinite e conjuntivite alérgica.

A distribuição das lesões varia de acordo com a idade da criança. Nos lactentes é comum o acometimento das bochechas e do couro cabeludo, já nos maiores de dois anos, pescoço, cotovelos, joelhos, punhos e tornozelos são mais comumente acometidos.

O tratamento baseia-se em controlar e tratar essas lesões. A pele deve ser sempre muito bem hidratada. O banho da criança não deve ser quente e após retirar o excesso de água com a toalha, deve-se aplicar um creme, de preferência branco e sem perfume, em todo o corpo dentro de três minutos. Além disso, deve-se tentar identificar fatores irritantes (como sabão, detergente, amaciante de roupa, tecidos sintéticos, tapetes e carpetes, por exemplo) que desencadeiam o aparecimento dessas lesões. Deve-se dar preferência a roupas de algodão. Pode ser necessário o uso de pomadas ou medicamentos orais para controlar as lesões, quando, então, um médico deve ser consultado.

Imagem disponível em: www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Consenso_-Dermatite_Atopicavol_1_n_2_a04__1.pdf