Chikungunya

A infecção por Chikungunya causa febre alta, dor de cabeça, mal estar, dores musculares e nas articulações (joelhos, cotovelos, tornozelos, etc), podendo ocorrer também manchas vermelhas ou bolhas pelo corpo. O quadro agudo dura de 7 a 10 dias e a cura é espontânea. Algumas pessoas podem desenvolver um quadro crônico, com inchaços (inflamação), dores e rigidez articulares que podem persistir por meses ou anos.

A Chikungunya é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do Aedes aegypti. Sendo assim, é muito importante eliminar potenciais criadouros do mosquito. Geralmente, os sintomas aparecem de dois a 12 dias após a picada do mosquito. Ainda não existe vacina para prevenção desta doença.

O tratamento da Chikungunya visa aliviar os sintomas, com o uso de remédios para a dor e para a febre. Também é recomendado repouso ao paciente e hidratação abundante. Em casos de artrites que limitem a movimentação pode ser necessária a realização de fisioterapia.

Caso haja suspeita, é fundamental procurar por atendimento médico para o correto diagnóstico e prescrição dos medicamentos, evitando sempre a automedicação.

Para mais informações, acesse: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/chikungunya

Imagem disponível em: https://bit.ly/2xj3KHm