Transtornos de pânico em crianças

Esses transtornos são caracterizados por episódios súbitos e intensos de medo ou ansiedade, acompanhados por sintomas físicos e emocionais avassaladores, merecendo atenção e compreensão adequadas para um diagnóstico e tratamento eficazes.

Os sintomas em crianças são marcados por uma sensação avassaladora de medo, acompanhada por sintomas como palpitações, tremores, falta de ar, sudorese intensa e tontura. Elas também podem experimentar ansiedade antecipatória, temendo a ocorrência de futuros ataques de pânico, o que pode afetar sua qualidade de vida e bem-estar emocional.

Podem ser desencadeados por vários fatores, incluindo predisposição genética, eventos estressantes na vida da criança, história de transtornos de ansiedade na família e desequilíbrios químicos no cérebro.

Geralmente, o diagnóstico é feito por um profissional de saúde mental experiente, que levará em consideração a história clínica da criança, os sintomas observados e, possivelmente, avaliações psicológicas.

O tratamento pode incluir: terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicamentos, educação familiar, gerenciamento de estresse. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da criança e reduzir o impacto desses transtornos em seu desenvolvimento emocional e social.

Fontes:

CARVALHO, F. L. Síndrome do pânico: uma psicopatologia contemporânea
Conselho Federal de Medicina. Dr. Dráuzio Varella. Hospital Sírio Libanês
SALUM, G. A; BLAYA, C.; MANFRO, G. G. Transtorno do pânico