Deficiência auditiva

As deficiências auditivas constituem um problema silencioso e pouco aparente, especialmente em crianças que não conseguem verbalizar a dificuldade auditiva. É o tipo de deficiência dos sentidos que mais comumente compromete a comunicação.

Pode ser classificada de acordo com a idade de início, a localização e a intensidade. Dependendo da gravidade da perda auditiva, são encontrados diferentes graus de deficiência e dificuldade de comunicação, que vão desde uma leve dificuldade no desenvolvimento da linguagem a problemas relacionados à atenção e distúrbios de aprendizagem.

A deficiência auditiva, quando não detectada precocemente, pode impedir o desenvolvimento normal e saudável das crianças, com prejuízo tanto nos aspectos comunicativos, como no social, afetivo e comportamental.

É muito importante que  o teste da orelhinha seja feito o quanto antes, para que as medidas necessárias sejam tomadas, visando que a intervenção seja realizada o mais brevemente possível.

A triagem auditiva (teste da orelhinha) é possível de ser realizada já nos primeiros dias de nascido e o tratamento vai desde fonoterapia, aparelhos auditivos e, nos casos mais graves, intervenção cirúrgica.