Desvios posturais na infância e adolescência

A infância e a adolescência são períodos importantes para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético. Assim, a adoção de hábitos posturais incorretos nessa fase pode ocasionar o surgimento de desvios anormais na coluna. As causas mais comuns destes desvios são má postura durante as aulas, o uso incorreto de mochila escolar, a utilização de calçados inadequados, o sedentarismo e a obesidade.

As principais alterações posturais na população infanto-juvenil são:

• Hipercifose torácica: desvio da coluna torácica “para frente”, o que ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente.
  • Escoliose tóraco-lombar: curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco. Os ombros e quadris ficam com um lado mais alto que o outro.
  • Hiperlordose lombar: acentuação da curvatura lombar, o que deixa os glúteos mais destacados e a barriga mais saliente.

Algumas medidas ajudam a prevenir estes desvios, como:

• Os cuidadores devem prestar atenção quanto à posição em que a criança dorme, senta, caminha, usa o computador ou celular e assiste TV.
  • As crianças não devem carregar mais do que 10% do seu peso corporal na mochila e devem sempre usar as duas alças.
  • Os professores também podem ajudar a identificar os desvios posturais que ocorrem em seus alunos e esclarecê-los sobre a importância de uma boa postura.
  • A realização de atividades físicas regulares ajuda a fortalecer a musculatura e a prevenir a obesidade.

O diagnóstico dos desvios posturais é feito por um médico ou um fisioterapeuta e deve ser realizado o mais precocemente possível para evitar a necessidade de correções cirúrgicas. Os métodos de tratamento incluem atividades físicas, fisioterapia, pilates e coletes.

Fonte da imagem: Jornal de Pediatria