Diabetes mellitus tipo 2

Existe o diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 (DM2). O DM2 é caracterizado pela dificuldade do organismo de utilizar a glicose (açúcar) circulante no sangue e produzir insulina. É o tipo de diabetes mais comum em adultos. É conhecida como diabetes tardia ou diabetes adquirida, pois está muito relacionada ao sobrepeso e sedentarismo. Porém, devido às mudanças no estilo de vida da população em geral, o número de crianças e adolescentes com DM2 tem aumentado. Portanto,  é considerada uma doença que pode ser prevenida através de dieta balanceada, prática de exercícios físicos e consultas regulares no Centro de Saúde, principalmente em casos de histórico familiar para DM2.

Os pacientes com diabetes mellitus  podem apresentar aumento da sede, aumento do volume de urina, emagrecimento leve e  presença de manchas enegrecidas, principalmente no pescoço, axilas e região da virilha.

Os principais fatores de risco são obesidade infantil e história familiar de diabetes. O tratamento varia de acordo com o avanço da doença e pode ser realizado por meio de dieta adequada, realização frequente de exercícios físicos, medicamentos antidiabéticos e insulina. Deve ser feito o quanto antes para evitar complicações que estão relacionadas com lesões de vasos. Essas alterações podem levar a danos oculares, doenças renais, problemas na sensibilidade dos membros, doença coronariana, doença cerebrovascular e doença arterial periférica. Portanto, é importante que os pais procurem ofertar alimentos saudáveis aos filhos, evitem alimentos industrializados como refrigerantes, doces e frituras, estimulem a prática de atividades físicas e façam o controle de saúde regular de seus filhos.

Imagem retirada do portal “Piauí hoje”.