Dificuldade Escolar

A dificuldade escolar é um obstáculo no processo de aprendizagem, o qual pode envolver aspectos socioculturais, emocionais, biológicos e/ou cognitivos.

Nesse sentido, ao avaliar o desempenho escolar, é essencial atentar para:

  • Atributos da escola (como quais estratégias pedagógicas e assistenciais são utilizadas);
  • Características da família (por exemplo: nível de escolaridade dos pais, possibilidade de ajudar nos deveres escolares, se há muitos conflitos no ambiente, pais divorciados etc);
  • Déficits sensoriais (i.e. problemas de visão ou de audição) e
  • Transtornos de aprendizagem.

Esses últimos dizem respeito a um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma alteração neurológica, mesmo na ausência de desfavorecimento físico, social ou emocional.

São transtornos que podem comprometer o desempenho escolar: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia (dificuldade de matemática), entre outros.

Muitos dos fatores que causam dificuldade de aprendizagem podem ser resolvidos no ambiente escolar através de questões psicopedagógicas, mas também há possibilidade de tratamento com médicos e psicólogos.