Dislipidemia (Colesterol Alto)

O colesterol é um tipo de gordura importante para o funcionamento do nosso corpo, pois participa da formação das células e da composição de hormônios e vitaminas. Outro tipo de gordura encontrado no organismo são os triglicerídeos, que funcionam como reserva de energia.

Na circulação sanguínea, o transporte de colesterol e triglicerídeos ocorre com a ajuda de proteínas consideradas transportadoras (as lipoproteínas LDL e HDL). O LDL é um transportador considerado “ruim” porque pode formar placas nos vasos, obstruindo a passagem do sangue. Essa obstrução pode levar a doenças como infarto do coração e AVC (derrame cerebral). Já o HDL é considerado um transportador “bom” pois tem a capacidade de limpar os vasos sanguíneos, removendo a gordura.

A dislipidemia é a doença ocasionada pelo excesso de colesterol e triglicérides no sangue. A principal situação que pode levar à sua ocorrência é a presença de dieta rica em gordura (especialmente a saturada). Mas existem também doenças genéticas nas quais o fígado tem menor capacidade de eliminação do LDL-colesterol.

Na infância a maioria dos casos de dislipidemia é decorrente do excesso de peso e da má alimentação. Sendo assim, o melhor tratamento é a mudança de estilo de vida. Pequenas mudanças no dia a dia podem controlar o colesterol como:

  • Evitar biscoitos recheados, bolos, chocolates, hambúrguer, frituras, refrigerantes e alimentos ultra processados em geral;
  • Ingerir verduras, legumes, feijão, frutas, peixe, frango, leite e queijo branco;
  • Diminuir o tempo de tela;
  • Praticar mais brincadeiras ao ar livre como corridas e esportes em geral.

Para saber mais, acesse: Dislipidemia_na_Crianc__a._2019_SBP_e_SBEM.pdf