Estresse Tóxico

O QUE É?
O estresse é uma resposta natural do organismo a uma situação adversa. Há três tipos de estresse: o positivo, o tolerável e o tóxico e todos estão relacionados com a capacidade da criança de lidar com episódios negativos.

  • Estresse positivo: acontece quando a criança é submetida a momentos de estresse de baixa intensidade e por curtos períodos de tempo. O início da vida escolar é um exemplo.
  • Estresse tolerável: quando a criança passa por situações difíceis por um período maior de tempo e apresenta dificuldades para lidar com elas, mas conta com a ajuda da família, como no caso de uma doença séria que acomete algum familiar.
  • Estresse tóxico: pode ocorrer quando a criança passa por uma dificuldade forte, frequente e prolongada, sem o apoio adequado de um adulto. Como exemplo temos a violência física ou verbal, o estresse dentro da escola com colegas e/ ou professores agressivos, a falta de carinho, a ausência de um ou de ambos os pais, o excesso de atividades ou um divórcio conturbado.

O QUE ACONTECE?
O estresse tóxico traz diversas consequências como irritabilidade, distúrbios do sono, falta de equilíbrio, queda da imunidade e mudança brusca de comportamento. Em médio prazo e longo prazo é possível perceber uma queda no desempenho escolar e o aparecimento de transtornos comportamentais, como ansiedade e a depressão.

O QUE FAZER?
É possível minimizar os efeitos e evitar que o estresse atinja níveis mais altos, por meio de hábitos saudáveis, tempo livre para brincadeiras, alimentação adequada, menor exposição a aparelhos eletrônicos, contato com a natureza, prática de atividades física e esportes.