Farmacodermia

Farmacodermia é o nome dado para qualquer reação provocada por medicamentos (fármacos) que acometa pele (dermia), unhas e cabelos, bem como os olhos, o interior da boca e a região genital, sendo acompanhada de coceira.

Os sinais e sintomas surgem após a ingestão do medicamento, com o aparecimento de manchas ou placas avermelhadas na pele. Em casos mais graves, pode ocorrer a formação de bolhas na pele, semelhantes a lesões de queimaduras, necessitando de cuidados médicos intensivos. 

Essas reações podem ocorrer devido a uma dose excessiva do medicamento, efeitos colaterais ou tóxicos, interações medicamentosas, reações individuais aos fármacos (idiossincrasia) ou ainda por reações alérgicas.

Caso os sintomas apareçam, interrompa imediatamente o uso do medicamento e busque atendimento no Centro de Saúde. A automedicação não é recomendada. 

Curiosidade: Fármaco vem do termo grego pharmak que significa “aquilo que tem o poder de transladar as impurezas“. Phármakon eram os alimentos utilizados durante as cerimônias de comunhão com os deuses. Para os gregos, significava tanto o que poderia trazer o bem, quanto o que poderia trazer o mal, manter a vida ou provocar a morte.

Saiba mais em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/farmacodermia/27/