Fatores ambientais associados ao sobrepeso infantil

Muitos fatores ambientais já se apresentam claramente definidos como associados ao sobre- peso na infância, tais como hábitos alimentares indesejáveis, inatividade física e obesidade dos pais. No entanto, existem outros fatores que não tem relação causal comprovada com o sobrepeso infantil. Esse artigo científico apresenta um estudo transversal realizado em Viçosa, MG, com escolares de 6 a 10 anos. Este estudo teve como objetivo investigar fatores ambientais, que ainda precisam ser devidamente analisados para melhor definir a associação ao sobrepeso infantil. Entre esses fatores, estão características intra-uterinas (ganho de peso, tabagismo e idade gestacional); perinatais (peso ao nascer e aleitamento materno) e da família (escolaridade e tabagismo materno, número de irmãos da criança e número de pessoas residentes no domicílio).

Fatores ambientais associados ao sobrepeso infantil