Hidrocele

Hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto, que é a bolsa externa de pele que contém os testículos. É uma doença comum em recém nascidos e normalmente não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço que pode afetar um ou os dois testículos. Não afeta a fertilidade e geralmente desaparece em torno de um ano de idade, sem necessitar de tratamento. Caso o inchaço se torne muito intenso, pode surgir uma dor leve e desconforto na região escrotal.

A hidrocele no bebê pode acontecer porque durante a gestação, os testículos possuem uma bolsa com líquido em volta, no entanto, essa bolsa fecha durante o primeiro ano de vida e o líquido é absorvido pelo corpo. Porém, quando o canal que comunica o abdome e escroto não se fecha como deveria, a bolsa pode continuar acumulando líquido. Nesses casos, a doença é chamada de hidrocele comunicante. No caso da hidrocele não comunicante, a doença pode ser causada após uma grave lesão ou uma infecção na região dos testículos, causando um acúmulo de líquido na região.

Há dois testes utilizados para confirmar se realmente é uma hidrocele:

Teste de transluminescência do escroto: o médico acende uma luz forte por trás do escroto onde há um inchaço, para ver se a luz passa por ele (transluminação). A luz pode, com frequência, passar através de um acúmulo de líquido (como hidrocele), mas não através de uma hérnia inguinal, sendo o principal diagnóstico diferencial.

Ultrassom da bolsa escrotal

O tratamento envolve esperar que o problema se resolva sozinho até dois anos de idade, mas é importante procurar um pediatra para avaliar a doença. Cirurgia é indicada somente se o inchaço continuar após essa idade, se a criança apresentar sintomas, ou se o inchaço for muito grande.