Hipertensão Arterial Sistêmica (Pressão Alta)

A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença caracterizada pelos níveis elevados da pressão do sangue nas artérias (vasos). É um dos principais fatores de risco para a ocorrência de AVC (derrame cerebral), infarto, insuficiência renal e cardíaca.

A hipertensão arterial na infância e adolescência é diagnosticada quando a pressão está elevada em três ou mais ocasiões diferentes, levando-se em consideração a idade e a altura da criança.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que todas as crianças maiores de 3 anos tenham a sua pressão arterial medida pelo menos uma vez por ano. Geralmente as crianças e adolescentes hipertensos não têm sintomas. Alguns podem apresentar quadro de dor de cabeça, irritabilidade e alterações do sono.

Após o diagnóstico, o médico realizará exames para identificar as causas da hipertensão. Fatores que podem contribuir com o aparecimento da doença são a obesidade, o sedentarismo, o consumo exagerado de sal, doenças renais ou até mesmo a genética.

Sendo assim, as orientações para a prevenção da hipertensão incluem hábitos saudáveis na rotina das crianças, como:

• Baixo consumo de sal;
  • Prática regular de atividade física;
  • Controle do sobrepeso/obesidade;
  • Alimentação saudável.

Além disso, deve-se realizar corretamente o tratamento de doenças que possam evoluir para hipertensão arterial sistêmica caso a criança já apresente este quadro.