Insônia

A insônia é definida como dificuldade de iniciar o sono, despertares noturnos frequentes e/ou prolongados ou despertar precoce. Pode ocasionar prejuízos no funcionamento diurno da criança, com alterações no comportamento, cognição, humor, e socialização, bem como na dinâmica familiar.

A principal causa de insônia na infância é comportamental. Geralmente está relacionada a um distúrbio de associação, no qual existem certas condições associadas ao início do sono que são necessárias para a criança conseguir adormecer, como mamadeira, colo, presença dos pais, TV, balançar no carrinho, dormir na cama dos pais, andar de carro etc. Outro distúrbio que pode estar presente é o da falta de limites. Neste caso, as crianças prorrogam o horário de dormir por intermédio de diversos pedidos (sede, banheiro, mais um beijo de boa noite) ou atividades adicionais no horário de dormir (ver TV, ler mais uma história).

O tratamento geralmente é feito a partir de uma terapia comportamental. Medidas de higiene do sono, corrigindo hábitos inadequados são sempre importantes, como evitar horários irregulares de dormir, TV e brincadeiras agitadas próximas ao horário de dormir. Um “amiguinho de dormir”, como um bicho de pelúcia, pode ajudar neste processo.

O horário apropriado para uma criança dormir, desde o lactente até a idade pré-escolar, deve ser entre 19h00 e 20h30. O horário não deve variar entre dias de semanas e fins de semana, pois horários irregulares podem dificultar o adormecer. As sonecas diurnas são essenciais para a criança até três ou quatro anos de idade e não devem ocorrer após as 16 horas para não dificultar o sono noturno.