Manual da Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias

 

Em fevereiro de 2010, o Ministério da Saúde lançou o Manual de Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias. Ele classifica diversos medicamentos de acordo com sua segurança de uso durante a amamentação: vermelho (uso contraindicado), amarelo (uso criterioso) e verde (uso compatível). Sua elaboração baseou-se em ampla revisão da literatura científica, sendo um instrumento confiável e objetivo que pode ser um bom auxílio para a prática médica.

Veja o manual completo no site do Ministério da Saúde ou baixe o PDF aqui.

A doação de leite materno tem sido importantíssima para a saúde de crianças que por algum motivo não podem ser amamentadas por suas mães. A organização das doações é realizada por meio de Bancos de Leite e existem pré-requisitos para que a mãe possa ser uma doadora. O profissional de saúde deve incentivar a doação, mas também saber como orientar as mulheres que desejam doar seu leite. Informações a respeito do funcionamento e localização dos Bancos de Leite e sobre como realizar a ordenha podem ser obtidas no site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O aleitamento materno oferece grandes benefícios para a saúde da criança, da mulher e favorece um melhor vínculo afetivo entre mãe e filho. Além disso, propicia um enorme benefício econômico para a família, instituições de saúde e governo. O artigo compara o custo da alimentação complementar da nutriz em relação à alimentação do bebê com substitutos do leite materno e conclui que o gasto com esses substitutos pode chegar até mais de um terço do salário mínimo.

Leia mais sobre Custofórmula.