Pronação dolorosa (“cotovelo de babá”)

A pronação dolorosa, conhecida, também, como “cotovelo de babá”, é o deslocamento de um dos ossos do antebraço em relação ao cotovelo devido ao desenvolvimento, ainda incompleto, dos ossos das crianças e à fragilidade de seus ligamentos. Essa lesão, geralmente, ocorre em crianças de dois a três anos (até os cinco anos) quando se tenta contê-las de alguma ação repentina, por exemplo, de sair correndo, puxando-as pelo braço ou pela mão.

A lesão, imediatamente, gera dor, entretanto, geralmente, ela diminui rapidamente. Como a subluxação continua a existir e a gerar desconforto, os pais podem identificá-la pela nova postura adotada pelos seus filhos: as crianças costumam posicionar o braço ao lado do corpo, com o antebraço “virado”, evitando movimentos, e utilizar o outro braço para pegar objetos e brincar.

Identificados esses sintomas, os pais devem procurar um(a) médico(a) ortopedista para que seja realizada uma manobra que coloca os ossos em seus “lugares corretos”. Tal manobra cessa as queixas das crianças e, geralmente, causa pouca dor, afastando a necessidade de anestesia.

Por fim, é importante recomendar aos pais e responsáveis que não segurem e/ou puxem as crianças pelos braços, haja vista o estágio de desenvolvimento ósseo, para que se evite a pronação dolorosa. Recomenda-se, portanto, que se segure as crianças próximo ao tronco (peito e abdome).


Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.