Reflexo de Gag (Reflexo do vômito)

O reflexo de gag, do inglês e, em português, “reflexo do vômito”, é um reflexo que impede que objetos estranhos ou materiais nocivos entrem na faringe, na laringe ou na traqueia. Dessa forma, trata-se de um mecanismo de proteção, em que um alimento mal mastigado é trazido de volta à boca por meio do vômito e/ou tosse, permitindo que a criança coloque-o para fora ou engula corretamente, sendo assim, essa é uma resposta muito importante para evitar engasgos.

Esse reflexo é mais comumente disparado por alimentos sólidos ou pastosos, sendo muito frequente durante a fase de introdução alimentar não láctea, quando os bebês estão explorando os diferentes tamanhos e texturas dos alimentos. Porém também pode acontecer ainda na fase da amamentação.

Esse reflexo é frequentemente confundido com o engasgo em bebês e crianças, portanto, é fundamental que os pais saibam distinguir o reflexo de gag do engasgo real. O reflexo se manifesta como uma ânsia de vômito, em que a criança tenta engolir o alimento, mas não consegue, colocando-o para fora ou apenas mastigando-o novamente para engolir. Nesses casos, não se deve tentar remover o alimento à força. Durante o reflexo, é normal que a criança pare de mastigar ou engolir, coloque a língua para fora, tussa e fique vermelha.

Já no caso do engasgo, ocorre a obstrução das vias aéreas pela passagem do alimento, interrompendo a respiração e fazendo com que os lábios fiquem azulados ou roxos. Caso isso aconteça, realize imediatamente a manobra de desengasgo para expelir o alimento e permitir a passagem adequada de ar pelas vias aéreas da criança.


Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.