Sífilis Congênita

A sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão pode ocorrer durante o sexo sem preservativo, por transfusão de sangue ou da mãe para o bebê durante a gestação ou parto. Os primeiros sintomas da doença nos adultos são feridas nas genitálias.

A sífilis congênita é transmitida da gestante infectada para o bebê em qualquer fase da gestação. A infecção é grave e pode causar má formação fetal e aborto.  A doença pode se manifestar após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida. A criança pode ter pneumonia, feridas na pele, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis congênita pode resultar em morte.

É obrigatório realizar o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal. O teste deve ser feito na primeira consulta do pré-natal, no terceiro trimestre da gestação e no momento do parto. Quando o resultado é positivo, a gestante e seu parceiro devem ser tratados para evitar a transmissão da doença.

Quer saber mais? Acesse: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sifilis-2