Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio em que há inflamação da parede dos intestinos, provocando sintomas como cólicas frequentes, sensação de barriga inchada, excesso de gases, prisão de ventre, aumento ou diminuição no número de evacuações, com mudança na aparência das fezes (endurecidas, firmes, amolecidas, líquidas e/ou com muco).

É mais comum em adolescentes e os sintomas podem variar bastante: intestino irritável com constipação é mais frequente em crianças do sexo feminino; diarreia ocorre mais em meninos, e alguns indivíduos podem alternar entre esses sintomas. Além disso, os sintomas podem não estar todos presentes ao mesmo tempo, mas costumam aparecer semanalmente, por mais de três meses.

Geralmente pioram em situações de estresse ou devido à ingestão de alguns alimentos como café, chocolate, refrigerantes, leite, comidas processadas, comidas muito gordurosas, ou na ingestão rápida de muita comida. Deve-se desconfiar de intestino irritável em crianças e adolescentes com algum distúrbio de estresse, trauma psicológico ou se esses sintomas forem constantes, sem uma causa aparente.

Essa síndrome não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados e amenizados com alterações na alimentação, atividades físicas e diminuição dos níveis de estresse. Observe quais alimentos desencadeiam as crises e evite consumi-los, além disso tente fazer refeições em intervalos regulares. Remédios também podem ser usados para o alívio dos sintomas, principalmente nas crises, mas é necessário procurar um médico.

Referências:

CASTRO, M. M.; BRANDT, K. G.; SILVA, G. A. P. Síndrome do intestino irritável em crianças e adolescentes. Tratado de pediatria. 4ª. ed. Sociedade Brasileira de Pediatria: Manole Ltda, 2017. cap. 10, p. 760-763.