Sinéquia Vaginal (vagina fechada)

Sinéquia vaginal é a aderência entre os pequenos lábios vaginais, que ocorre nas meninas entre três meses e 10 anos de idade. As principais causas são a baixa taxa de estrogênio (hormônio sexual feminino) e a presença de fatores irritantes locais, como má higienização, período longo entre trocas de fraldas e umidade perineal.

O grau de aderência é variável, podendo ocorrer fechamentos pequenos até quase totais. Na maioria das vezes, não há sintomas e o quadro é detectado durante uma avaliação pediátrica de rotina ou durante a higiene da criança, pelos próprios pais. Raramente podem ocorrer infecções urinárias, irritação local ou perda de urina.

Com relação ao tratamento, é muito importante adotar uma boa higiene local. Para os casos assintomáticos e sem complicações, pode-se aguardar a resolução espontânea com a melhora da higiene e após o fim do uso de fraldas. A partir da puberdade, o aumento dos hormônios femininos também pode promover resolução espontânea. Para os casos sintomáticos (coceira, ardor, corrimento vaginal) ou na presença de complicações, pode ser recomendado pelo médico o uso de cremes no local. A abordagem cirúrgica é raramente indicada.