Vínculos

Os seres humanos começam a formar vínculos logo após o nascimento. Os vínculos têm principalmente a função de proteção e ter uma boa vinculação na infância é muito importante para a socialização ao longo da vida. Os primeiros são formados com os pais, irmãos, avós e pessoas mais próximas da família. Assim, é essencial que a família dê suporte à criança e promova regularidade de sono, alimentação e higienização para que a criança se sinta acolhida e protegida.

Aos oito meses de idade, ocorre a chamada angústia do oitavo mês. O bebê tem muito medo da separação e não consegue entender que a mãe pode ir e voltar, acreditando que a saída temporária da mãe possa ser definitiva. Esse processo ocorre de forma intensa até o segundo ano de vida quando a criança, progressivamente, ganha autonomia.

É muito importante observar se a criança apresenta alguma dificuldade de contato físico e pelo olhar. Muita oposição à aproximação física associada a dificuldades de comunicação podem ser sinais de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Imagem disponível em: http://bit.ly/2F4nm2N