Terçol e Calázio

O terçol é uma infecção bacteriana de glândulas localizadas nas pálpebras. A lesão é arredondada, avermelhada e dolorosa e aparece na borda da pálpebra, próxima aos cílios. Geralmente, a lesão se rompe e expele pus, aliviando os sintomas e desaparecendo espontaneamente. O tratamento pode ser feito com aplicação de compressas de água quente no local. Em alguns casos, o oftalmologista irá indicar a aplicação de colírios ou pomadas com antibióticos.

O calázio também é provocado pela inflamação de uma glândula localizada na pálpebra. No entanto, diferentemente do terçol, não é causado por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração do olho (como miopia, astigmatismo e hipermetropia) e deve ser avaliado por um médico oftalmologista. Para tratamento do calázio, podem ser utilizadas compressas de calor úmido, não sendo indicado o uso de medicamentos.

É importante lembrar que mãos limpas evitam a transmissão de vírus e bactérias. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite tocar o local em que apareceram lesões oculares.

Para mais informações, acesse: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/3080-tercol-e-calazio

Veja também: conjuntivite.