Tétano

O tétano é uma infecção grave causada pela toxina da bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria está presente no solo e em objetos contaminados e entra no organismo a partir de perfurações e machucados na pele. Por isso é muito importante procurar um atendimento médico e lavar a região com água e sabão após se machucar com um objeto cortante.

É uma doença grave que tem como os principal sintoma a contração muscular involuntária que causa dor e que pode ser favorecida por estímulos sonoros e luminosos. Quando essa contração afeta os músculos do pescoço pode haver dificuldade de deglutição e quando afeta os músculos do tórax, pode haver dificuldade de respiração.

O tétano pode afetar também recém-nascidos, sendo causado pela contaminação do corte do cordão umbilical com objetos sujos e infectados pela bactéria. Nessa ocasião o bebê sente dificuldade para mamar e muitas dores. Essa condição é popularmente conhecida como “mal de sete dias”.

A prevenção do tétano é a vacinação adequada, que deve ser tomada em 3 doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais um reforço aos 15 meses e outro com 4 anos de idade. Depois disso os reforços devem ser aplicados de 10 em 10 anos. Além disso, a prevenção é feita indiretamente a partir da prevenção de acidentes, o que reduz o risco de a criança sofrer um machucado e se infectar.