Tungíase

A tungíase é uma doença infecciosa de pele causada pela fêmea grávida de uma espécie de uma pulga chamada Tunga penetrans, popularmente conhecida como bicho-de-pé.

Essa doença é identificada a partir do aparecimento de uma ou de algumas pequenas pintinhas escuras dentro de um círculo claro, principalmente na sola do pé, mas pode ser encontrada também nos dedos, nas mãos e nos calcanhares. A sua transmissão acontece quando se anda descalço em solos arenosos em que existe a espécie da pulga Tunga penetrans, e, portanto, para se prevenir contra essa doença é importante sempre andar de sapato nessas áreas potencialmente infectadas. Dessa forma, a pulga não consegue entrar na sola do pé.

O principal sintoma da tungíase é a coceira no local dessas pintinhas escuras. No entanto, essa pulga deixa uma abertura na pele que facilita a infecção por alguns microrganismos, como é o caso da bactéria causadora do tétano (Clostridium tetani). Assim, é muito importante remover a pulga após lavar o local com água e sabão e usando uma agulha estéril (que pode ser obtida no centro de saúde), o que costuma não causar dor e nem sangrar.