Urolitíase (Pedra no Rim)

A urolitíase ocorre quando substâncias minerais que estão na urina formam cristais, eles juntam-se uns aos outros crescendo em tamanho e formando uma “pedra” de minerais. Esses cristais geralmente são removidos do corpo pela urina naturalmente, mas em certas situações eles se acoplam ao rim ou ficam em áreas onde não são removidos facilmente.  Em algumas crianças, os cálculos renais estão associados ao metabolismo da urina, infecção urinária e anormalidades do trato urinário.

No entanto, o aumento do número de crianças com urolitíase está relacionado a hábitos alimentares inadequados, como alta ingestão de alimentos industrializados, com grande quantidade de sal e de proteínas, e baixa ingestão de água, e ao sedentarismo.

Em caso de dor intensa e urina mais escura a criança deverá ser encaminhada ao pronto-socorro sendo avaliada pelo pediatra com realização de exames específicos. Embora a maioria dos casos evolua bem com intervenções simples (hidratação, estímulo a prática de exercício físicos, evitar ingestão de refrigerantes), um especialista poderá ser acionado em alguns casos.