Vitamina A (retinol)

A vitamina A (retinol) é essencial para o funcionamento saudável do nosso organismo. Ela desempenha uma variedade de funções como a manutenção da visão evitando a cegueira noturna e melhorando a visão em condições de pouca luz. Além disso, ela é fundamental para a defesa do nosso corpo contra infecções, contribuindo para a saúde das mucosas e pele. A deficiência de vitamina A pode resultar em sintomas diversos, como cegueira noturna, ressecamento dos olhos (xeroftalmia), infecções frequentes, pele seca e áspera, além de problemas de crescimento, particularmente em crianças.


A principal causa de deficiência é uma ingestão insuficiente de alimentos ricos dessa vitamina, como frutas de cor laranja ou vegetais verde-escura (manga, abóbora, mamão, cenoura, couve, espinafre). Infecções constantes podem reduzir o apetite da criança (diminuindo a ingestão do retinol) além de aumentar o consumo da vitamina pelo corpo, causando sua deficiência. Outras causas seriam distúrbios de absorção de nutrientes, doenças que afetam o fígado (onde a vitamina A é armazenada) e falta de amamentação ou desmame precoce.


O tratamento para a sua deficiência geralmente envolve a suplementação com o retinol, sob a orientação de um profissional de saúde. Em áreas onde a deficiência de vitamina A é uma preocupação significativa, programas de suplementação em larga escala são frequentemente implementados para abordar o problema de maneira preventiva. No entanto, é necessário fazer o tratamento com cautela, pois o excesso de vitamina A no organismo pode sobrecarregar o fígado e causar danos irreversíveis.