Pesquisa com vacina anti-cocaína recebe menção honrosa na XXX Semana da Iniciação Científica da UFMG

26 de novembro de 2021 - , , , ,

A aluna do curso de Medicina, Leticia Costa da Silva, recebeu menção honrosa na Semana do Conhecimento UFMG 2021 com o projeto “Vacina anti-cocaína GNE-KLH protege mães e filhotes dos efeitos induzidos pela cocaína durante os períodos pré-natal e de amamentação em modelos pré-clínicos”. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 25 de novembro, e pode ser acessado no site da Pro-Reitoria de Pesquisa.

A menção honrosa é referente ao eixo Ciências da Vida da XXX Semana da Iniciação Científica, parte da Semana do Conhecimento voltado para os trabalhos de alunos em IC. Este ano, Semana de Iniciação Científica teve 1.505 apresentações e mais 58 Projetos Tecnológicos.

A pesquisa foi orientada pelo professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Frederico Duarte Garcia. Em fase pré-clínica, a vacina demonstrou aumento de 50% no ganho de peso em ratas grávidas e uma redução de 30% do número de abortos, apontando para uma diminuição de efeitos da droga nos bebês e transferência da proteção via amamentação.

Entre outros resultados, o artigo foi publicado na Molecular Psychiatry, revista do grupo Nature e o projeto foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados.

Semana do Conhecimento

Realizada no período de 25 a 29 de outubro, a Semana do Conhecimento da UFMG abordou como as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFMG contribuem para impactar a construção de um mundo melhor, por meio de metas que atinjam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030.

Nesta 30ª edição, a Semana aumentou em 6,3% o número de trabalhos inscritos em relação ao ano passado. Isso representa 2.549 atividades desenvolvidas pelos estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e no âmbito dos projetos de extensão, de internacionalização, de acessibilidade e inclusão.

Os trabalhos foram apresentados no formato virtual, por meio de pôsteres digitais, resumo e vídeos, disponíveis no site do evento e em canais da Universidade na plataforma YouTube.