Simpósio discute formação médica em contexto internacional

21 de agosto de 2017

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe, no dia 30 de agosto, o Simpósio Internacional de Educação em Saúde, parte da programação do 4º Congresso Nacional de Saúde. Será abordada no evento a formação de Médicos de Família e Comunidade, na graduação e na residência, em países como Canadá, Peru e Brasil.

As médicas de família e comunidade e professoras da Université Laval de Quebec, no Canadá, France Légaré, e da Peruvian University Cayetano Heredia, em Lima, no Peru, Maria Sofia Fuentes, abordarão a formação médica voltada para a Atenção Primária à Saúde na graduação e na formação em Medicina de Família e Comunidade na residência médica em seus respectivos países, traçando paralelos com  o ensino médico no Brasil.

O presidente do Simpósio e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Nathan Mendes Souza, cita os principais aspectos da formação médica que serão abordados pelos convidados internacionais: “Eles discutirão a formação de médicos nos seus países de origem e como, na graduação, os alunos são atraídos, informados e ensinados no desenvolvimento de competências para atuar na Atenção Primária da Saúde”.

O professor Nathan afirma que o Simpósio é importante em diversos aspectos para colocar a Atenção Primária à Saúde e a formação de médicos para trabalhar nessa área no centro das atenções acadêmicas, de pesquisas e de extensão, ou seja, como estratégia para atrair o aluno e o docente para a relevância dessa área. “É importante alunos, professores e profissionais de saúde analisarem, crítica e comparadamente, diferentes estratégias de ensino, pesquisa e extensão, desde uma perspectiva internacional”, considera o professor. Para ele, é ainda uma oportunidade para selar parcerias de pesquisa e de campos de estágios entre as instituições.

O simpósio terá a participação das professoras do Departamento de Pediatria, Claudia Lindgren, também coordenadora do Núcleo da Atenção Primária à Saúde, e Cristina Alvin, da Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG. Claudia Lindgren falará sobre a estruturação e evolução do Núcleo e do projeto ‘Iniciação à Atenção Primária à Saúde’. Cristina Alvim falará sobre avaliação institucional e sobre currículo baseado em competências.

O Simpósio Internacional de Educação em Saúde vai acontecer das 14h às 16h na quarta-feira, 30 de agosto, no auditório do 4° andar da Faculdade de Medicina da UFMG.

Congresso Nacional de Saúde

A 4ª edição do Congresso será realizada do dia 28 a 30 de agosto de 2017, na Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”.

O Congresso Nacional de Saúde é direcionado a um público multidisciplinar, composto de profissionais de diversas áreas da Saúde e correlatas, tanto do setor público quanto do setor privado, em especial professores, técnicos e estudantes, bem como agentes da Saúde.

O 4º Congresso Nacional da Saúde integra ainda a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG, celebrados em 2017.