Simpósio Franco-Brasileiro sobre Audição chega a sua terceira edição debatendo equilíbrio e ruído

06 de agosto de 2021 - , , , ,

A Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com a Universidade Clermont-Auvergne (França), promove o 3º Simpósio Franco-Brasileiro sobre Audição nos dias 10 e 11 de setembro. O evento é voltado para estudantes e profissionais de fonoaudiologia, medicina e áreas afins. As inscrições vão até o dia 9 de setembro.

O evento visa promover a atualização científica e profissional em audiologia, com ênfase no tema interdisciplinar, para disseminar pesquisas nas áreas de audição e equilíbrio e favorecer o encontro entre pesquisadores, profissionais e estudantes.

A programação envolve pesquisadores de vários países. “Em todas as mesas teremos a participação de palestrantes nacionais ou internacionais com larga experiência em equilíbrio, audição e ruído. No congresso teremos um tempo para esclarecer as dúvidas dos participantes e iremos proporcionar um momento de troca de experiência da prática clínica e das pesquisas realizadas no Brasil e no mundo”, explica a professora Sirley Carvalho, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, que coordena o Simpósio junto ao pesquisador francês Paul Avan (Universidade Clermont-Auvergne)

Clique aqui para se inscrever.

Entre os destaques, na mesa sobre equilíbrio a professora Alaina Bassett (Keck School of Medicine of University Southern California – USA) irá trazer novidades sobre a avaliação do risco de quedas no idoso. Já na mesa sobre audição e ruído, o professor Jean-Marc (University Paris-XI – França) irá palestrar sobre o Processamento Auditivo Central e ruído, em momento com participação da professora Eliane Shochat (USP), presidente da Academia Brasileira de Audiologia.

A mesa sobre equilíbrio e implante coclear – composta pelos professores Celso Becker e Patrícia Cotta Mancini com a otorrinolaringologista Mariana Denaro e membros da equipe de Implante Coclear do Hospital das Clínicas da UFMG, com moderação da professora Stela Maris Aguiar Lemos -, trará novidades clínicas e científicas sobre o tema.

A programação do evento foi construída a partir da pesquisa de satisfação e expectativas dos participantes da edição anterior, realizada em 2019. “Será uma grande oportunidade para a ampliação do conhecimento e fortalecimento das boas práticas na área”, afirma a professora Sirley.

As palestras, ministradas por palestrantes de renome internacional, terão tradução simultânea na plataforma Zoom. O investimento na participação é de R$40,00 para estudantes e R$70,00 para profissionais.

Inicialmente programado para novembro de 2020, o evento foi adiado e convertido para o modo virtual devido à pandemia de covid-19. O objetivo do Simpósio, que chega a sua terceira edição, é dar uma visão geral dos assuntos que vão desde a pesquisa até a prática clínica.

Em 2021, o comitê organizador escolheu destacar dois temas de importância para clínicos, audiologistas e pesquisadores: o equilíbrio, sua exploração em adultos e em usuários de implante coclear; e a exposição a sons intensos e ao ruído, uma questão de grande preocupação para a Organização Mundial da Saúde, segundo a qual mais de um bilhão de pessoas serão afetadas até 2050. Seus efeitos prejudiciais à saúde auditiva e à detecção da fala serão atualizados nos debates da programação, juntamente com os aspectos específicos dos diversos tipos de sons intensos. Além disso, em sessões especialmente dedicadas aos patrocinadores, serão apresentados dados de pesquisa, estudos de caso e produtos.

Mais detalhes pelo e-mail symposiumonhearing.frbr@gmail.com ou no site do evento.

Leia também: 3º Simpósio Franco-Brasileiro sobre Audição recebe submissão de resumos para publicação