Acesso interno

Spots na Rádio Favela promovem prevenção ao HIV com linguagem da astrologia


02 de março de 2021 - , ,


Qual é a dica de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis que mais combina com seu signo? Pode parecer assunto para uma conversa entre amigos ou sites de astrologia, mas a PrEPvisões vai muito além. Para alcançar um público mais jovem, o projeto PrEP 15-19 se uniu a Rádio Autêntica Favela FM (106.7) para a veiculação de spots que chamam atenção para o uso de métodos preventivos. Os áudios curtos e dinâmicos aproveitam o gancho da astrologia, tema popular entre os jovens, para lembrar que não pode se descuidar quando o assunto é prevenção.  

A partir da próxima quinta-feira (11/3), os belo-horizontinos que sintonizarem na 106.7 FM ou pessoas de qualquer parte do mundo que acompanharem a rádio pela internet poderão conferir dicas da PrEvisões para cada um dos 12 signos do zodíaco. Os áudios têm cerca de um minuto de duração e são inseridos na programação na parte da manhã e da tarde.

Papo sério

A brincadeira é séria e também lembra que a PrEP (profilaxia pré-exposição) é uma opção para a prevenção ao HIV que está acessível aos jovens de 15 a 19 anos que participam da PrEP 15-19. Esse é um projeto que avalia o uso da profilaxia – medicamento de uso diário que previne a infecção pelo vírus – como parte da chamada prevenção combinada com outros métodos. Isso porque o medicamento não barra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e gonorreia.

O estudo multicêntrico é realizado na Faculdade de Medicina da UFMG, USP e UFBA, com financiamento do Ministério da Saúde e da OMS/Unitaid. Em Minas Gerais, o foco são os jovens que residem em Belo Horizonte e região metropolitana que se identificam como homens gays, mulheres trans e travestis.

“Nosso projeto destina a oferecer a PrEP em associação a outros métodos de prevenção combinada e atendimento multidisciplinar. Ele é destinado as populações mais vulneráveis ao HIV. Existe um recorte etário que aumenta mais essa vulnerabilidade, assim como o social e econômico”, explica o infectologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMH, Mateus Westin.

Parceria

O país vive uma epidemia concentrada de HIV entre os jovens, com explosão de casos especialmente na faixa etária 15 a 24 anos. Homens gays, mulheres trans e travestis, principalmente negros e de regiões periféricas, estão mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis, pois têm menos acesso ao sistema de saúde.

“Daí a importância de fazer a divulgação do projeto a partir da Rádio Autêntica FM, já que ela tem um público e penetração grande nas comunidades para que a gente alcance ainda mais essa população que pode se beneficiar ainda mais com o nosso projeto”, avalia Westin.

A Rádio Autêntica Favela FM é um veículo de caráter comunitário, criado a partir da iniciativa autônoma de moradores da vila Nossa Senhora de Fátima, que está localizada no Aglomerado da Serra, região Sul da capital.

Ouça a dica para signo de áries:

PrEP

Os jovens que se apresentarem para a PrEP 15-19 podem escolher usar ou não a profilaxia pré-exposição. Independentemente da opção, todos têm acesso à informação adequada, camisinha, lubrificante, aconselhamento, teste para diagnóstico de HIV (feito no local ou com o autoteste) e a outras ISTs, tratamento ou encaminhamento para serviço especializado, além da vacinação contra as hepatites A e B.

O conhecimento gerado no estudo poderá contribuir para a implementação de uso da PrEP para jovens de 15 a 19 no Sistema Único de Saúde – que atualmente disponibiliza apenas para maiores de 18 anos – e para adequação dos serviços de saúde voltados especificamente para o público jovem LGBTQIA+.

Como participar

Interessados podem entrar em contato pelo o whatsapp do projeto (31) 9 9726-9307 ou instragram @nodeumatch. A assistência virtual Amanda Selfie também pode ajudar! É só chamá-la para conversar pelo site (Prep1519.org), Facebook (@amandaselfie.bot).

Lei também: Arte e luta contra o HIV/Aids: PrEP 15-19 debate temática inédita no Festival de Verão da UFMG