Aborto é pauta de conferência da Faculdade de Medicina

Aspectos éticos e legais serão abordados por convidado da Universidade de Pernambuco.

01 de outubro de 2020 - , , ,

No dia 7 de outubro a Faculdade de Medicina da UFMG promove a conferência “Aspectos Éticos e Legais do Aborto no Brasil”, ministrada pelo professor da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, Olímpio Moraes Filho, que também é Gestor Executivo do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). O evento terá início às 15h e será transmitido pelo Youtube.

A moderação será feita pelo professor Agnaldo Lopes, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) da Faculdade, órgão que promove o debate. Além de professor na UFMG, Agnaldo é presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

A Webconferência do Saber – “Aspectos Éticos e Legais do Aborto no Brasil” é a sexta edição da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

A professora e chefe do GOB, Eura Martins Lage, espera que o momento desperte para as discussões do aborto como problema de saúde pública. “O aborto é um dos temas mais difíceis da ética médica porque articula diversas posições morais e conflitos legais, que se desdobram nas perspectivas cultural e social, dentre tantas outras. Por atravessar um emaranhado de aspectos econômicos, jurídicos, religiosos e ideológicos, a temática aborto incita passionalidade e atrito. Nessa matéria, nem mesmo os médicos estão imunes ao conflito dos valores fundamentais”, explica.

“Discutir esse assunto é imperativo nesse momento em que se vislumbra um retrocesso nessa legislação do aborto.”

Conferencista

Olímpio é médico pela Universidade Federal de Pernambuco desde 1986, onde também é mestre em Tocoginecologia. É doutor em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e Gestor Executivo do CISAM. Atua principalmente com os temas de gravidez de alto risco, direitos sexuais e reprodutivos, indução do parto e via de parto.

O CISAM é popularmente conhecido como Maternidade da Encruzilhada e está em atividade há mais de 70 anos. O hospital faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e oferece à população feminina os serviços de ambulatório, pediatria e ginecologia. Por cumprir decisão judicial em agosto a respeito de um procedimento, foi alvo de manifestações contra e a favor do direito ao aborto.

Relembre como foram os eventos anteriores:

Webconferência do Saber
Tema: Aspectos Éticos e Legais do Aborto no Brasil