Ensino de anatomia patológica foi debatido em evento

Webconferência promoveu debate entre três professores e aluno egresso da Faculdade de Medicina da UFMG

23 de setembro de 2020 - , , ,

A quinta Webconferência do Saber recebeu os professores Luiz Otávio Savassi Rocha, Geraldo Brasileiro Filho e o egresso Jesus Faria Rosa Júnior para debate sobre o ensino-aprendizagem de anatomia patológica por meio das Sessões Anatomocolínicas (SAC). O evento online foi transmitido ao vivo pela Faculdade de Medicina da UFMG no dia 23 de setembro.

Promovido pelo Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal (APM), a conferência abordou conceitos de patologia, história das SAC e suas implicações práticas para médicos, estudantes e população em geral. A moderação foi feita pelo chefe do APM, professor Eduardo Paulino Júnior.

A Webconferência do Saber – “O ensino-aprendizado na formação médica usando as SAC na visão do patologista e do clínico” é a quinta edição da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

Confira a íntegra:

Patologia

Em sua apresentação, o professor Geraldo Brasileiro explicou que os estudos patológicos aproxima as áreas básicas com a imaginologia, sendo uma integração de áreas propedêuticas. Segundo ele, esses estudos devem fazer parte de uma educação continuada usando casos concretos, o que leva a benefícios para profissionais, pacientes e sociedade no geral.

Ele abordou também os métodos de ensino-aprendizagem, mostrando como o acompanhamento de casos concretos de necropsias se inserem em um rol que tem, ainda, atividades práticas, expositivas e metodologias ativas, visando a formação médica.

Sessões anatomoclínicas

As SAC foram introduzidas em Minas Gerais pelo professor Emérito da UFMG, Luigi Bogliolo. Desde 1995 conduzidas pelo professor Luiz Otávio Savassi, as sessões foram interrompidas em março, devido às medidas de distanciamento social impostas em resposta à pandemia de covid-19. Os eventos, que reuniam de 30 a mais de 120 pessoas, discutiam casos principalmente do Hospital das Clínicas, mas também do Risoleta Neves e outros hospitais de Belo Horizonte.

Na conferência, o professor Savassi abordou a história das sessões, deu exemplos de casos publicados e falou sobre as diversas funções, que vão desde o avanço do conhecimento científico até o conforto da família enlutada. Ele destacou como esse tipo de atividade rememora os profissionais da complexidade da Medicina, que requer muito estudo e humildade.

“A natureza é complexa, sutil, caprichosa e contra intuitiva”

Por fim, o egresso da Faculdade de Medicina da UFMG, Jesus Faria Júnior, exemplificou como o acompanhamento de necropsias contribuíram para sua formação, com impactos na clínica cotidiana na UPA Oeste de Belo Horizonte.

Conferencistas

Professor Emérito de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Luiz Otávio Savassi Rocha é autor dos livros “Vida e Obra de Luigi Bogliolo” (Fundação Cultural de Belo Horizonte, 1992) e “Sessões Anatomoclínicas: valor pedagógico lato sensu” (COOPMED, 2010). Ele é membro do Comitê de Publicação do periódico on-line Autopsy and Case Reports, editado trimestralmente pelo Hospital Universitário da USP; membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia; e membro Honorário da Academia Mineira de Medicina.

Geraldo Brasileiro Filho é professor Titular do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina. Atua como coordenador do Fórum de Ensino de Patologia da Sociedade Brasileira de Patologia e é editor do livro Bogliolo Patologia.

Já Jesus Faria Rosa Júnior é graduado em Medicina pela UFMG em 2020. Médico plantonista na UPA Oeste, fez iniciação científica em Patologia e foi monitor de Anatomia Patológica, Citologia e Histologia no APM.

Relembre como foram os eventos anteriores: