Conferência discute ética e legislação sobre aborto no Brasil

Evento online, parte da série de lives “Webconferências do Saber”, trouxe o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, Olímpio Moraes Filho.

07 de outubro de 2020 - , ,

Captura de tela do evento. Assista à íntegra abaixo.

Os aspectos legais e éticos do aborto foram os temas centrais da sexta live da série “Webconferência do Saber”, realizada no dia 7 de outubro, às 15h. O conferencista convidado para debate foi o Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, Olímpio Moraes Filho. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Faculdade de Medicina da UFMG.

A Webconferência do Saber: Aspectos Éticos e Legais do Aborto no Brasil é a sexta edição da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

O evento foi conduzido pelo professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GOB) da Faculdade, Agnaldo Lopes da Silva Júnior. Agnaldo também é presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A ação foi promovida pelo GOB.

Confira a íntegra:

A clandestinindade do aborto

“A lei existe para proteger a sociedade. Não deve haver leis que causem dano à sociedade”, afirmou o professor Olímpio durante a conferência. De acordo com ele, a proibição do aborto por lei não favorece a sociedade, pois não evita que o mesmo aconteça. Pelo contrário: o professor afirma que um dos efeitos colaterais da proibição é o aumento do número de abortos realizados.

Além disso, as mulheres que acabam optando pelo aborto o fazem por conta própria ─ ou de maneira clandestina ─, permancendo em situação de vulnerabildade e desassistidas. “A literatura mostra que, quando você muda esse olhar, em questão de cinco a seis anos o número de abortos clandestinos diminui em cerca de 50% ─ por ação médica”, explicou o professor.

“Quando você criminaliza o aborto, é como se estivesse jogando o problema para debaixo do tapete”

Conferencista

Olímpio é médico pela Universidade Federal de Pernambuco desde 1986, onde também é mestre em Tocoginecologia. É doutor em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco e Gestor Executivo do CISAM. Atua principalmente com os temas de gravidez de alto risco, direitos sexuais e reprodutivos, indução do parto e via de parto.

O CISAM é popularmente conhecido como Maternidade da Encruzilhada e está em atividade há mais de 70 anos. O hospital faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e oferece à população feminina os serviços de ambulatório, pediatria e ginecologia. Por cumprir decisão judicial em agosto a respeito de um procedimento, foi alvo de manifestações contra e a favor do direito ao aborto.

Relembre como foram os eventos anteriores: