Faculdade de Medicina lança guia prático de uso do Moodle

E-book é iniciativa de extensão do projeto AVAS 21 e contém instruções básicas e avançadas sobre uso da plataforma por alunos e professores.

25 de setembro de 2020 - , , ,

Capa do e-book. Clique para acessar.

O programa de inserção da tecnologia no ensino na área da saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, AVAS21, publicou esta semana o “Guia Prático Para Uso do Moodle”, segundo e-book do projeto. A obra traz instruções sobre o uso da plataforma no cotidiano do ensino e é voltada a professores e discentes do ensino superior. Vinculado ao programa AVAS 21, o e-book é uma ação de extensão da Faculdade e foi produzido em parceria com o Centro de Comunicação Social (CCS) e o Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) da Instituição.

De acordo com a professora do Departamento de Clínica Médica e coordenadora do AVAS21, Rosália Morais Torres, o objetivo central da publicação é facilitar e tornar possível, no cotidiano do ensino, a utilização plena da plataforma Moodle pelos professores e alunos. “O conteúdo é apresentado de maneira simples, didática, sendo ilustrado com prints, construindo-se um passo a passo para exploração de diferentes recursos que facilitam a jornada do professor e a sua interação com os alunos”, explica a coordenadora.

Clique aqui para acessar o site do AVAS 21 e baixar o e-book “Guia Prático Para Uso do Moodle” gratuitamente.

Conteúdo

O e-book conta com cinco capítulos que se dedicam à apresentação de funções básicas, das ferramentas de edição de conteúdo, e outras funções úteis da plataforma Moodle. Entre os tópicos abordados, encontram-se a adição de arquivos e pastas à plataforma, a criação de tarefas virtuais para submissão e a construção de questionários para resolução.

Trecho da publicação.

“O Moodle, a primeira vista, pode parecer uma plataforma pouco amigável ou intuitiva. Esse fato faz com que muitas pessoas não o utilizem ou até mesmo coloquem mais dificuldades para entender a plataforma do que as que ela realmente apresenta. Diante disso, o E-Book foi pensado para desmistificar a plataforma e também para estimular que as pessoas acessem e conheçam melhor suas potencialidades”, explica a primeira autora da obra e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Priscila Ferri Liu

“O maior desafio que enfrentamos foi selecionar, dentre os diversos recursos e atividades que a plataforma oferece, aqueles que são mais aplicáveis na prática do ensino remoto emergencial, bem como na continuidade do ensino à distância de qualidade e acessível aos discentes. Acreditamos ter conseguido sobrepor esse desafio com a opinião conjunta de vários professores e alunos que participaram do projeto”, celebra a professora. Além de Priscila Liu, participaram da elaboração do e-book outros cinco professores da Faculdade, além de oito discentes.

Continuidade

O “Guia Prático Para Uso do Moodle” é o segundo e-book publicado pela equipe do AVAS 21. Em julho de 2020, o programa lançou a publicação “Guia prático para uso de plataformas virtuais e ensino remoto”. A obra traz informações técnicas e de inclusão digital para docentes e discentes da Faculdade.

Além da explicação dos principais pontos práticos das plataformas Google Meet, Zoom, Skype, Microsoft Teams e RNP Conferência Web, o conteúdo informa sobre a chamada etiqueta digital ─ comportamentos adequados nas interações virtuais de ensino ─, os principais pontos sobre direitos autorais e de imagem no contexto de sala de aula virtual e compila um glossário com os principais termos utilizados.

Para saber mais ou baixar o e-book, clique aqui.

Acompanhe as notícias sobre o ensino remoto emergencial pela página dedicada ao tema.