Discalculia

A discalculia é um transtorno de aprendizagem no qual a criança apresenta dificuldades na aquisição de habilidades básicas de matemática tais como interpretar símbolos numéricos e realizar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Manifesta-se, inicialmente, com o início da vida escolar, e observa-se que o desempenho da criança fica abaixo da média para a idade ou que níveis de desempenho aceitáveis somente são atingidos com grande esforço.

Os sintomas mais frequentes desse transtorno incluem dificuldade em:

  • Compreender conceitos de valor, quantidade, valor positivo e negativo, conceitos de emprestar e dividir.
  • Compreender e fazer problemas matemáticos.
  • Sequenciar informações ou eventos.
  • Compreender as etapas envolvidas em operações matemáticas.
  • Compreender frações.
  • Manejar dinheiro de forma eficiente.
  • Compreender conceitos relacionados ao tempo, como dias, semanas, meses.

O diagnóstico da discalculia é complexo, devendo ser realizado por um profissional qualificado, como o psicólogo. Baseia-se na história apresentada pelo paciente, relatórios escolares, descrições de intervenções anteriores e escalas de avaliação psicoeducacional.
O trabalho multidisciplinar é essencial nesse transtorno, devendo envolver psicopedagogia, fonoaudiologia, pediatria e a escola. Desta forma é possível elaborar um plano de intervenção individualizado de acordo com a extensão e o tipo de problema que o paciente apresenta. As intervenções têm como objetivo tentar diminuir as defasagens escolares, reforçando os pontos fortes e melhorando as habilidades aritméticas.

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