HPV

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal). Há mais de 100 subtipos conhecidos de HPV. Alguns possuem comportamento mais benigno, causando as verrugas. Outros estão mais relacionados com o surgimento de verrugas genitais e câncer de colo do útero, pênis, vulva, ânus e cabeça e pescoço.

A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, por isso é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Também pode haver transmissão durante o parto quando o bebê passa pelo canal vaginal e entra em contato com as lesões.

A infecção é tipicamente sem sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar silencioso de meses a anos, sem manifestar sinais (verrugas visíveis). Sendo assim, quem está infectado pode não saber que tem o vírus e continuar transmitindo para outras pessoas.

A principal forma de prevenção é através da vacinação. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O uso do preservativo (camisinha) feminino ou masculino nas relações sexuais, apesar de prevenir a maioria das IST, não impede totalmente a infecção pelo HPV, pois frequentemente as lesões estão presentes em áreas não protegidas pela camisinha.

O principal benefício da vacina contra o HPV é a prevenção do câncer do colo de útero, muito prevalente no Brasil.

Para mais informações, acesse: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv