Câncer do Colo do Útero

O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pelo Papilomavírus humano (HPV). É um dos tipos de câncer mais comum no sexo feminino.

Alguns tipos de HPV (chamados oncogênicos) são responsáveis por lesões no colo do útero (região mais próxima da vagina) que podem evoluir para o câncer.

O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, é eficaz em detectar essas lesões e prevenir a evolução para o câncer. Esse exame é feito no centro de saúde e é indicado para mulheres ou adolescentes que tenham ou já tiveram vida sexual ativa. Nos dois primeiros anos é feito anualmente e, se nenhuma alteração for encontrada, pode ser feito a cada três anos. Além do exame preventivo, a vacinação contra o HPV é fundamental na prevenção dessa doença, além do uso de métodos contraceptivos de barreira durante as relações sexuais.

O câncer do colo do útero tem crescimento lento e pode não apresentar sintomas nos estágios iniciais. Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

O tratamento é recomendado pelo médico após avaliar o estágio de evolução da doença e o tamanho do tumor. Entre as opções estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia.

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero