Webconferência irá debater inteligência artificial com professor emérito Nivio Ziviani

Evento será nesta quarta-feira, 9 de setembro, e é promovido pelo Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia


03 de setembro de 2020 - , ,


Na sequência da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina da UFMG, as Webconferências do Saber, o tema será “Inteligência artificial e a Medicina do século XXI”. O convidado é o professor emérito da UFMG, Nivio Ziviani. A transmissão será dia 9 de setembro, às 17h30, via Youtube.

Promovido pelo Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (OFT), evento abordará conceitos da inteligência artificial (IA), deep learning e seus usos na Medicina, entre outros temas. “A ideia é mostrar que a IA já está impactando nosso dia a dia, na saúde, na arte e até no reconhecimento de emoções”, comenta o chefe do OFT, professor Márcio Nehemy.

A Webconferência do Saber “Inteligência artificial e a Medicina do século XXI” é a quarta edição da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde e outras áreas, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais.

A expectativa do professor é que a IA vai criar faces com todas áreas, não só no reconhecimento de imagens, mas também na parte clínica, por meio de algoritmos. “Vai melhorar muito na produção de conhecimento, na pesquisa e na assistência”, afirma. Ele cita o diagnóstico em regiões remotas, longe da presença de especialistas, como um dos impactos diretos na clínica. “Isso racionaliza muito o processo e permite que indivíduos se desloquem menos”, completa.

“O que imaginamos é que, em um curto espaço de tempo, aparelhos farão imagens que serão avaliadas primeiro por IA e depois por experts, para confirmação”

A interface entre saberes dentro da UFMG traz benefícios para a comunidade. “A UFMG se caracteriza por centros de excelência em várias áreas, que precisam se comunicar. Essa coordenação é muito boa e é um dos benefícios de uma grande universidade”, analisa Márcio.

Conferencista

Nivio Ziviani é Professor Emérito do Departmento de Ciência da Computação da UFMG e Cofundador e Diretor de Pesquisa da Kunumi. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Cientifico na classe Grã Cruz. Recebeu o prêmio Mérito Científico 2011 da Sociedade Brasileira de Computação. Seus principais tópicos de pesquisa são algoritmos, recuperação de informação e aprendizado de máquina.

Como empreendedor, se notabilizou pela criação da Akwan Information Technologies, em 2000, comprada pelo Google em 2005. Resultado da operação, o centro de pesquisa e desenvolvimento para América Latina da empresa de tecnologia funciona até hoje em Belo Horizonte.

A transmissão estará disponível no horário marcado:

Relembre como foram os eventos anteriores: 


Confira mais ações da Faculdade de Medicina durante a pandemia de covid-19 pelo site especial de enfrentamento da crise.