Chapa Esperançar recebe 94,5% dos votos ponderados na Consulta à Comunidade

Resultado final será homologado no dia 9 de dezembro e irá subsidiar a lista tríplice de indicados para a gestão da Faculdade de Medicina da UFMG de 2022 a 2026.

02 de dezembro de 2021 - ,

Imagem: Chapa Esperançar.

A chapa “Esperançar”, composta pelas professoras Alamanda Kfoury Pereira (do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia) e Cristina Gonçalves Alvim (do Departamento de Pediatria), recebeu 94,57% dos votos válidos ponderados no processo de consulta à comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFMG para elaboração da lista tríplice do pleito à diretoria e vice-diretoria da Instituição. A porcentagem de votos brancos ponderados foi de 5,43%.

Pela primeira vez em 110 anos a votação foi realizada em formato on-line, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. A votação se deu nos dias 1º e 2 de dezembro e puderam votar todos alunos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado (efetivamente matriculados); todos os professores do quadro permanente (em efetivo exercício); e todos servidores técnico-administrativos em educação – TAE – (em efetivo exercício). O resultado será homologado no dia 9 de dezembro. A consulta definirá os indicados para a gestão de 2022 a 2026.

Entre professores, foram 277 votos dos 366 possíveis, com 70 abstenções. Já entre os TAE, foram 77 votos dos 127 possíveis, com 49 abstenções. Por fim, entre os alunos, foram 261 votos dos 3085 possíveis, com 2793 abstenções. Dessa forma, após a ponderação, a chapa teve 94,57% dos votos. O sistema de ponderação de votos – previsto no Estatuto da UFMG, que segue o decreto 1.916/96 do governo federal – estabelece os pesos do sufrágio dos servidores docentes (70), servidores técnico-administrativos (15) e estudantes (15).

“Essa votação expressiva e, porque não dizer, histórica, será a nossa força, a nossa voz para enfrentar os muitos desafios que virão”, declarou a chapa. As candidatas agradeceram a professores e professoras, servidores e servidoras técnico-administrativos e estudantes pela votação. Agradeceram, ainda, à Comissão Eleitoral e à equipe técnica da Faculdade pela condução do processo de consulta.

Segundo a chapa, o processo de consulta demonstrou coesão da comunidade da Faculdade de Medicina. “Na sua diversidade, busca a convergência de ideias e pensamentos em torno de um projeto institucional comum, de trabalhar e construir coletivamente uma Faculdade contemporânea, de excelência e por isso inclusiva, ética e humanística”, afirmaram.

A apuração dos votos foi transmitida ao vivo pelo canal no Youtube da Faculdade de Medicina. Acesse ao vídeo pelo link. O prazo para recursos é de 3 a 7 de dezembro.

Esperançar

Candidata a diretora, Alamanda Kfoury é professora titular do GOB, tendo se graduado em Medicina pela UFMG (1986), com Mestrado (1990) e Doutorado (1998) em Obstetrícia e Medicina Fetal no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de vice-diretora da Faculdade.

Já a candidata a vice-diretora, Cristina Alvim, é professora associada do PED, tendo se graduado em Medicina pela UFMG (1995), com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Atualmente ocupa o cargo de assessora especial da Reitoria da UFMG para a área de Saúde.

Leia mais sobre o processo de consulta à comunidade: